O que você lê aqui é uma tradução livre feita por mim, do texto escrito em inglês por John McKnight, disponível aqui.

Há alguns anos, eu participei da Conferência Canadense de Organizações de Desenvolvimento Comunitário. Centenas de grupos estavam presentes. O anfitrião da conferência me disse que o melhor “desenvolvedor” de comunidades de todo o Canadá estava lá. Apontou para um homem de meia idade chamado Gaeton Ruest, o prefeito de Amqui, cidade do Quebec.

Me apresentei para o prefeito Ruest e perguntei sobre Amqui. Ele disse que era uma cidade de cerca de 6.000 pessoas na Península Gaspe, no meio das Montanhas Chic Choc. Fica na intersecção entre os rios Matapedia e Humqui. …


Seu Gabriel foi um grande técnico em montagem de motores. Mais que um saber profissional, encantava seus aprendizes com o ar sábio-bonachão daquele sorrisão sempre embaixo dos bigodes grisalhos.

A primeira lição para montar um motor era simples: planejar. Deixar todas as peças à mão, checar se a máquina estava funcionando e coisas assim. Mas nada mais peculiar praqueles jovens que o escutavam em sua primeira semana de trabalho que a segunda lição.

— Pra ser um bom montador, é preciso ter medo.

Seu Gabriel, com toda sua experiência, silenciava para esperar baixar os burburinhos já previstos.

— Sem medo…


Sobre o poder de compartilharmos nossas alegrias

“Eu ontem fui à festa

Na casa do Bolinha

Confesso não gostei

Dos modos da Glorinha

Toda assanhada, nunca vi igual

Trocava mil beijocas com o Raposo no quintal (…)”

Glorinha e Raposo ao fundo, na festa do Bolinha

Comecei o dia assim, cantando essa música pro meu pai, me aproveitando da facilidade de mandar uma mensagem de voz de hoje em dia.

A alegria veio logo cedo ao reconhecer em mim mesmo uma vontade de falar com os meus pais. Isso representa muito pra mim, o reconhecimento dessa vontade. …


Dia de eleição. Saio de casa, rumo à escola que abriga a urna que recebe o meu voto.

O sol quente é acompanhado pelo ventinho frio que se põe à frente do meu caminhar. No caminho, a brisa é interrompida brevemente pela raiva de ver um monte de panfletos de políticos jogados na rua, já deformados pela chuva que caiu mais cedo. Basta um novo sopro no rosto pra voltar a aproveitar o caminho.

Vou chegando e me juntando a mais um monte de gente que escolheu aquele horário para exercer seu dever cívico e democrático. Já na entrada da…


Estávamos em roda. No centro, cartas com diversos dizeres — alegre, triste, amor, compaixão, irritado, compreensão, entusiasmado, espaço, nutrição, amedrontado, (…) — acompanhadas por flores roxas e vermelhas e amarelas e brancas colocadas em um baldinho de ferro, daqueles que carregam o leite recém ordenhado. E tinha ainda um toque mágico: uma miniatura de Harry Potter que perdeu os óculos depois de conceder, milagrosamente, o poder de falar e ser escutado para aqueles muitos que já a tiveram em suas mãos.

O cenário todo foi posto para que cada uma das dez pessoas ali presentes pudesse compartilhar seus incômodos na…


Fui convidado pelas diretoras da escola Carandá Vivavida para escrever algo para as celebrações do Dia dos Pais, que seria enviado aos pais das alunas e alunos. O resultado…

“Eu não sou pai. O que diachos poderia escrever sobre o Dia dos Pais?”

Esse foi o pensamento que me veio quando recebi o convite para escrever isso que você está lendo agora, nesse instante. Colocando-o de lado, consegui também tirar os véus cor de preguiça e de auto-exigência para enxergar possibilidades…

Nos reunimos um dia na Escola dos Pais para pensar sobre a posição da Carandá Vivavida frente a essas datas comemorativas — dia dos pais, mães, cachorro, papagaio. E a conversa começou com: como foi pra mim viver o dia dos pais como filhas ou filhos? Quanta diversidade…


Era uma terça-feira um pouco diferente. Em vez da tradicional reunião do grupo de estudos de coaching ontológico, assistiríamos sincronicamente um webinário com uma das principais referências no tema, Julio Ollala. O próprio Julio era o principal professor do curso que estávamos fazendo e do qual o nosso grupo fazia parte.

Estava pronto para assistir e com uma certa expectativa do que poderia ser diferente do que já vinha estudando com bastante afinco durante os últimos sete meses. …


Sabe quando você tá no lugar errado na hora errada e sobra pra você, que morre de vergonha de aparecer? Pois é. Aconteceu comigo também.

Estava eu lá, último módulo de um curso de quase um ano, feliz com todas as comemorações de fim de ciclo, até ser lembrado de algo que tinha apagado da memória: tínhamos que criar uma comédia e apresentar para todo mundo. E esse todo mundo é um amontoado de quase 300 latinoamericanos. Sendo fiel ao dito “macaco que pula de galho em galho toma tiro” estava na minha, esperando que alguém assumisse essa. Preguiça, né?


Artigo traduzido livremente do Farnam Street Blog. Para ler o original em inglês —The Value of Play As a Driver of Innovation — clique aqui.

Nota da tradução: no inglês, “play” vai além do sentido de “o brincar” que foi escolhido como tradução, significa também jogar ou divertir-se. Escolhi assim por julgar que brincar tinha mais a ver com o sentido do texto, de remeter a um jeito mais leve de lidar com a vida.

Inovação não necessariamente é o resultado de estudo sério e um processo agonizante. Como Steven Johnson eloquentemente argumenta no seu livro “O país das maravilhas…


Doar sangue é algo simples, mas que tem imenso valor para quem recebe: continuar vivendo.

A transfusão de sangue é importantíssima para a medicina moderna, sendo utilizada em casos como:

  • Complicações na gravidez
  • Acidentes graves
  • Crianças com anemia — doença que reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio pelo corpo
  • Transplantes e cirurgias em geral

Imagine que, gastando apenas uma hora do seu dia, você pode ajudar a salvar vidas. Segundo a Fundação Pró-Sangue, uma doação pode ajudar no tratamento de até quatro pessoas. …

Pedro Limeira

aprendendo a dialogar, a filosofar e a escrever…

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store